GUIA TECH 002 - STEAM LINK: SEU PC NA SUA TV

Por que não compartilhá-lo com um amigo?

Inegavelmente a tecnologia é uma coisa engraçada né. Hoje está presente em literalmente qualquer coisa com o qual interagimos: celulares, smart tvs, carros, máquinas de fotografia, video games…

Enfim, hoje o ser humano ou pelo menos a grande maioria não consegue viver sem tecnologia.

Contudo, uma coisa que todo fanático por tecnologia sabe é que… “no momento em que se mais precisa dela, ela falha“. Esse é um jargão clássico de tecnólogos, nerds e geeks.

Bom, enquanto a revolução das máquinas não começa, vamos conhecer um aparelho que, funciona melhor que o esperado.

O seu nome… Steam Link, da Valve.

STEAM LINK

Primeiramente, imagine a seguinte situação:

Você possui um PC bem tunado e que roda os jogos numa boa. Porém o seu monitor não é lá essas coisas, nem full hd ele é. Mas na sala da sua casa tem uma TV 4k de 55 polegadas. “Pôxa, eu poderia usar essa tv pra jogar“.

Mas ai tem que desmontar o PC, levar o mesmo até a sala. Montar os cabos, jogar por umas 3 ou 4 horas, desmontar tudo de novo e levar de volta para o quarto.

Dependendo do PC, todo esse procedimento dá um trabalho enorme, pois, além do peso do PC, talvez não exista um espaço propício para o mesmo, além de claro, o risco de danificar algum componente devido a este vai e vem do gabinete (sem trocadilhos).

E se você tivesse um pequeno aparelho, que cabe na palma da sua mão, que você pluga na sua TV da sala através do cabo HDMI e faz streaming do PC, de onde estiver na sua casa para a TV da sala? Ou mesmo do quarto? Tudo isso é possível através da rede interna da sua casa.

Steam Link é a expansão da Steam do nosso PC para os nossos televisores da casa, independente de onde o mesmo esteja, desde que estejam na mesma rede interna.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

– HDMI 1.4
– Bluetooth 4.0
– 3 conexões USB 2.0
– Resolução de até 1080p a 60fps
– Wireless 802.11ac 2×2 (MIMO) – Recomendamos usar a rede 5Ghz se possível
– Ethernet 100 Mbit/s Fast Ethernet

O APARELHO EM SI

O visual é tão simples que é difícil dizer se o eletrônico está ligado. Não há qualquer indicador de que o Steam Link esteja funcionando. Você só consegue saber se ele está ligado a TV olhando na parte de trás na conexão de rede, vendo se as luzes de status estão piscando.

Steam Link Kit
Steam Link Kit

Ele possui na parte de trás, a entrada de energia, conexão ethernet, a saída HDMI, além de uma conexão WiFi no padrão 802.11ac 2×2 (MIMO) e bluetooth 4.0. São 03 portas UBS 2.0, duas na parte traseira e uma na lateral. O kit acompanha um cabo de rede, um cabo HDMI 2.0 e vários conectores de tomada, de todos os padrões existentes.

LIGANDO E CONFIGURANDO

Ao ligar o aparelho, ele irá verificar em qual rede o mesmo está conectado. Se estiver na cabeada ele automaticamente irá verificar se existe algum update de firmware e o instalará. Ao término ele solicita que confirme a linguagem do aparelho e ele irá buscar computadores na rede que esteja com a aplicação Steam rodando.

É preciso que o computador que irá renderizar o game esteja ligado na mesma rede que o Steam Link e o Steam tem que estar rodando.

Ao conectar no PC, o Steam entra em modo BIG PICTURE, e a resposta dos comandos, sejam eles por algum controle ou mesmo por mouse e teclado funciona perfeitamente. E posso assegurar, a resposta dos controles nos jogos não possuem lag, eu já disse a alguns amigos e vou dizer novamente aqui, “isso não é tecnologia, e sim bruxaria“, e da boa. Já possuo o aparelho a quase 1 ano e ainda fico impressionado com a resposta nos jogos, é como se eu estivesse jogando diretamente no PC.

E acho que funciona qualquer controle nele. Já testei Dualshock 4, Xbox One, Xbox 360 e todos funcionam perfeitamente. Os controles do Xbox eu uso via cabo, mas o do PS4 eu consigo sincronizar via Bluetooth e jogar sem cabos, o novo controle do Xbox One S também possui Bluetooth e também pode ser sincronizado com o Steam Link e com a mesma qualidade e velocidade dos controles cabeados.

 

BIBLIOTECA

Praticamente qualquer jogo disponível da biblioteca da Steam funciona no Steam Link, posso citar aqui alguns jogos que já joguei: Borderlands 2, Nier Automata, The Witcher 3, Darksiders 3, Project Cars 2, X-Com Declassified, etc…

Uma bom recurso é que você também pode jogar games que não são da biblioteca da Steam. Para isso vá em: “Jogos, Adicionar um jogo não Steam à biblioteca“, selecione o executável do jogo e pronto, esse game está adicionado à sua biblioteca do Steam. As únicas coisas que você deverá se atentar são, que de repente esse game tem um uma entrada diferente que necessite que você dê um OK lá no PC, nada fora do comum, e remapear os comandos para o controle.

Para um jogo da biblioteca Steam não precisa disso, pois o controle já está pronto para uso.

 

VAMOS AO QUE INTERESSA, PERFORMACE NOS JOGOS

O Steam Link possui performance suficiente para jogar seus games na qualidade FullHD a 60 quadros por segundo. Como sabemos, no streaming, acontece uma compactação da imagem para tornar possível o envio de forma constante das imagens sem trazer problemas para a largura de banda.

Jogar via streaming é muito bom pela rede cabeada e pela rede 5Ghz. Ele trabalha de acordo com a banda disponível, sendo possível que você configure a qualidade da transmissão x consumo de banda. Mas ele se vira muito bem no modo automático. Não tenho do que reclamar da rede 2.4Ghz, mas recomendo que mantenha ele na 5Ghz se for possível. De qualquer forma a melhor opção para jogar será por rede cabeada.

 

VEREDITO

O Steam Link possui uma missão simples: trazer os games do seu computador para onde você possui uma televisão. Pensando nisso, ele é um gadget muito eficaz e entrega exatamente o que promete.

Se comparado a outros dispositivos conectados aos televisores, como por exemplo o Nvidia Shield, o Steam Link é um aparelho bastante limitado: não pode receber novos apps, não traz suporte a plataformas de streaming de terceiros, estando sempre restrito à transmissão do computador de origem.

Um ponto forte do Steam Link além de sua qualidade é o preço. Pois por possuir um um hardware bem mais simples que os concorrentes, derruba seu valor para a casa dos 50 dólares, enquanto os outros custam entre 199 e 149 dólares.

O Steam Link se tornou o produto ideal para quem está de olho em fazer streaming de seus games do computador, e não está interessado em funcionalidades complementares. Nessa situação, você adquire um produto que cumpre muito bem sua proposta, e não gasta mais com que não interessa.

PRÓS
  • Silencioso
  • Muito discreto
  • Eficiente na transmissão
  • Funciona com jogos fora da biblioteca Steam
CONTRAS
  • Não possui funções adicionais
  • Problemas de resolução fora do modo Big Picture
  • Instabilidades na rede podem influenciar na transmissão

FONTE

Adrenaline

NOTA DO REDATOR

O Steam Link foi uma das melhores aquisições que fiz em termos de acessórios para games. Em minutos posso usar a tv da sala ou quarto para jogar qualquer jogo do meu PC. Ainda não pude testar um headset nele pois não tenho headset USB. Já joguei algumas partidas multiplayer do Borderlands 2 por ele sem me preocupar com os outros jogadores, eram partidas causais. Normalmente eu jogo mais single player pelo Steam Link.

Infelizmente se você se interessou pelo aparelho e friso novamente que ele vale muito a pena, será um pouco complicado de achar, pois a Valve anunciou recentemente que a sua produção foi encerrada e já quase não existe mais dele para venda, a não ser que você compre um usado. O Steam Link virou um app de celular e tvs smart da Sansung. Esse app já está sendo expandido para outras plataformas. A Valve ainda manterá por um tempo não determinado o suporte ao aparelho.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password