SHAZAM NOS CINEMAS

Por que não compartilhá-lo com um amigo?

Meus departamentos aqui no Grupo Nerd são games e tecnologia. Mas após assistir ao divertidíssimo SHAZAM, não pude ficar quieto, e estou aqui para passar a minha opinião sobre o filme.

Com estréia no Brasil no dia 4 de abril, após o grande sucesso de Aquaman, SHAZAM me fez gargalhar muito e vibrar como há muito não vibrava em um filme da DC.

Observamos neste filme que existem menos sombras e mais cores; tem menos tensão e mais descontração; tem uma diminuição do universo expandido e um aumento dos filmes solo. A fórmula se mostrou correta, e vamos torcer para que ela continue assim.

O Vilão

Dr. Silvana
Dr. Silvana

Somos apresentados ao universo inédito de SHAZAM e à origem do vilão conhecido como Dr. Silvana. Mais uma vez Mark Strong vive um antagonista da DC nos cinemas. A sua versão do Sinestro é uma das poucas coisas que se salvam naquilo que foi o Lanterna Verde.

No decorrer do filme conhecemos o malandro, porém de bom coração Billy Batson, interpretado por Asher Angel, que após perder-se da própria mãe quando muito criança, passa a vida fugindo de abrigos para tentar reencontrar a pessoa que o trouxe ao mundo.

Nesse meio tempo, um mago ancião procura o “campeão”, aquele que por ter a “alma pura e força de espírito” herdará através da magia os poderes de SHAZAM.

S – a sabedoria de Salomão
H – a força de Hércules
A – a resistência de Atlas
Z – a magia de Zeus
A – a coragem de Aquiles
M – a velocidade de Mercúrio

Batson acaba sendo acolhido pela família Vasquez, que já adotou mais cinco crianças anteriormente:

  • o tímido Pedro (Jovan Armand)
  • a centrada Mary (Grace Fulton)
  • o fã de Watch Dogs Eugene (Ian Chen)
  • a adorável Darla (Faithe Herman)
  • e Freddy (Jack Dylan Grazer)

Freddy é quem conduz o filme até metade. É dele que partem as divertidas referências à cultura pop, desde Game of Thrones ao próprio universo DC em si. Aparecem citações do Superman, Batman, Aquaman e Mulher-Maravilha, tudo em jornais ou camisetas e objetos.

O Herói

Billy Batson - Shazam
Billy Batson – Shazam

Mas quando Zachary Levi aparece em cena, ele rouba os holofotes. O comediante soube perfeitamente captar a essência do que é ser uma criança que repentinamente se tornou um dos seres mais poderosos do universo. Podemos dizer, com tranquilidade, que estamos diante do primeiro protagonista verdadeiramente carismático da DC. É um daqueles casos raros em que o ator nasceu para o papel e deu certo logo de primeira.

Levi e Angel interpretam o mesmo Billy Batson em distintos estados físicos, mas durante o longa é bem fácil comprar a ideia de que eles são a mesma pessoa, sejam pelos trejeitos, dilemas enfrentados ou a preferência por guloseimas e refrigerantes ao invés de uma cerveja, pois apesar do corpo ser de um adulto, o espírito permanece infantil, no melhor sentido possível.

O aspecto familiar é muito forte. A dinâmica entre os meio-irmãos funciona muito bem. A representatividade também está presente, com crianças negras, gordas, de outras nacionalidades que não norte-americanas e até mesmo do garoto que sofre bullying no colégio. É impossível não se identificar com um dos meio-irmãos de Batson.

ATENÇÃO – ALERTA DE SOPILERS (ou quase)

Temos duas cenas pós-créditos: uma que indica o futuro dos filmes da DC e outra puramente para rir mais um pouco e sair bem feliz da sessão.

Queremos mais Shazam
Queremos mais Shazam

No fim, SHAZAM vai ganhar fama e “ofuscar” os últimos filmes de Batman e Superman, duas figuras já consolidadas do universo DC.

NOTA DO REDATOR

Em anos eu não me divirto tanto com um fime, como me diverti com SHAZAM, leve, engraçado, descontraído, colorido, muitíssimo divertido. E olha que posso dizer que foi mais divertido que os Guardiões da Galáxia. As cenas de testar os superpoderes são icônicas. E todo o enredo do filme te deixa no clima da diversão. Vamos torcer para que tenhamos SHAZAM 2, e que venha o ADÃO NEGRO (The Rock). No mais, vou sair correndo na rua dar um pulo e gritar SHAZAM!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adão negro
Adão negro

Ainda não assistiu SHAZAM? Tá esperando o que? Corre pro cinema brooooooo!!!

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password